-
Arquitetos: John Pardey Architects
- Área: 300 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Jim Stephenson
-
Fabricantes: Lutron, Brunner, Bulthaup, Russwood, Skyframe, Velfac
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada nas margens do rio Loddon, um afluente do Tâmisa perto de Wargrave em Berkshire, a casa está na "Zona de Inundação 3b", com uma profundidade potencial de inundação, na pior das hipóteses, de 1,17 m. Nosso projeto coloca a casa sobre palafitas, funcionando como uma vaga de estacionamento útil e elevando-a 2,2 m acima do nível de inundação previsto pelas mudanças climáticas.
A casa "flutua" no solo com uma forma linear única e está alinhada nos pontos cardeais norte-sul. O volume dialoga com o rio sinuoso, o linear contra o arabesco.
Ao chegar à casa, uma escada com degraus abertos leva até o deck. Uma porta de madeira é protegida sob uma cobertura para fornecer um ponto de chegada acolhedor. No interior, o hall é generoso e surpreende de imediato, pois está voltado para um pátio exterior elevado emoldurando o céu, com uma escada que desce para a margem do rio.
De um lado da casa encontra-se uma ampla sala de estar em planta livre, envidraçada e sem colunas estruturais, permitindo vistas panorâmicas ininterruptas para o rio. Uma varanda percorre toda a extensão da sala de estar com parapeito de vidro, protegidas com cobertura; esta cobre também os quartos e os ambientes auxiliares, protegendo do sol forte, proporcionando uma leitura abstrata do volume como planos dobrados.
No lado norte, uma generosa circulação percorre a casa, servindo de escritório, sala de TV, despensa, closet e três quartos todos com banheiros privativos. Uma lareira-churrasqueira em tijolo no térreo e no primeiro andar, aliada a um fogão à lenha, ancora a casa ao local.
Da entrada principal, um elemento envidraçado se conecta a um volume que oferece um "apartamento de hóspedes". A casa tem uma esguia estrutura de aço, preenchida com isolamento de madeira, tudo sustentado por colunas de concreto.
O revestimento de madeira reage lentamente à luz ultravioleta para criar uma tonalidade esbranquiçada, tornando toda a forma ligeiramente abstrata quando vista contra a natureza circundante. O revestimento de cimento cinza escuro entre os painéis de vidro e um tijolo cinza terroso formam a estrutura da chaminé.